terça-feira, 27 de maio de 2014

Tudo que você queria saber sobre TRATAMENTO ORTODÔNTICO


Hoje vou falar sobre um dos meus assuntos prediletos na Odontologia: o TRATAMENTO ORTODÔNTICO! Para essa postagem, resolvi colocar aqui as respostas para algumas das dúvidas que ouço mais frequentemente sobre o tema. Vamos lá?

1. Quais tipos de aparelhos existem?

Basicamente existem os aparelhos fixos e móveis.

2. Quando é usado cada um deles?

Aparelhos móveis: usados em crianças com dentes de leite ou em adultos para desinclinar dentes ou levantar a mordida.

Aparelhos fixos: usados em pacientes com dentes permanentes.

3. Por que crianças precisam usar aparelho? É realmente necessário ou é melhor esperar trocar os dentes?

Indico o aparelho para crianças que não terão espaço para os dentes permanentes, apresentam mordida aberta (por uso de chupeta ou hábito de chupar o dedo) ou que possuem mordida cruzada.

Sinto que os pais acham um gasto desnecessário o aparelho móvel em crianças, porque não é um efeito tão imediato e não existe uma mudança tão visível quanto com o aparelho fixo, mas ressalto que ele traz muitos benefícios SIM, pois, usando o aparelho móvel, o tempo que a criança ficará com o aparelho fixo será bem menor e o tratamento será mais fácil e mais tranquilo.

4. Pra que serve um tratamento ortodôntico?

De um modo amplo ele tem como finalidade a correção dos dentes e posicionando de forma mais adequada.

5. O que pode ser corrigido?

- Dentes que ficam mais para dentro ou mais para fora em relação aos outros
- Espaço entre os dentes
- Mordidas abertas, ou cruzadas
- Reposicionamento e abertura de espaço para que o paciente que deseje realizar um implante possa posicionar as raízes de seus dentes de uma maneira que caiba o implante

6. Fazendo o tratamento de orto já é suficiente para corrigir qualquer problema nos dentes?  

Nem sempre, existem casos que é necessário fazer realizar outros procedimentos, tais como:

- Procedimentos cirúrgicos: em adultos que já passaram pela fase de crescimento e têm uma diferença muito grande entre a mandíbula e a maxila, apenas um tratamento de orto não resolve o problema. Podem ser feitas inclinações nos dentes tentando compensar essa diferença, mas para um bom resultado, em alguns casos é necessário passar por uma cirurgia para corrigir a parte óssea.

- Fonoaudiologia: alguns problemas de oclusão têm como causa o mau posicionamento da língua e, assim sendo, é necessário que o paciente realize sessões de fonoaudiologia para que a língua deixe empurrar os dentes.

- Otorrinolaringologista: muitas pessoas respiram pela boca ao invés de respirarem pelo nariz e isso faz com que o céu da boca fique com um formato mais fechado e a consequência é a falta de espaço para os dentes (que podem ficar girados ou muito juntos) e/ou a mordida cruzada. Nesse sentido é importante o paciente verificar porque tem essa respiração, para que seja feita a correção também da respiração.

7. Tempo de tratamento?

O tempo de tratamento varia de acordo com o tipo de correção que será feita e colaboração do paciente.

8. Por que o tratamento também depende do paciente?

O trabalho do dentista é feito durante a consulta clínica e por meio das orientações necessárias: o que evitar, o que fazer, como fazer etc.

No entanto, o tratamento só acontecerá de forma adequada se o paciente seguir as orientações, não quebrar o aparelho e seguir corretamente o cronograma de consultas.

9. Todos podem usar aparelho?

Quando analiso uma possível necessidade de aparelho, eu peço antes uma documentação ortodôntica, que consiste em modelos da boca do paciente, radiografias e estudos cefalométricos e é somente a partir disso que eu posso afirmar se o paciente pode ou não usar aparelho.

10. Quem não pode usar o aparelho?

Pacientes que apresentam pouco suporte ósseo NÃO PODEM usar aparelho. Isso acontece, pois ao redor dos dentes existe o osso que os "segura", no entanto,quando esse osso está desgastado não é aconselhável colocar aparelho, porque, com as movimentações feitas, esse osso pode diminuir ainda mais, correndo o risco de o dente perder seu suporte.

11. Eu já uso aparelho, posso trocar de dentista?

Não é o ideal. Quando um paciente já vem com aparelho, eu tenho a mesma conduta de quando estou fazendo a primeira avaliação pré-aparelho, ou pelo menos, peço uma radiografia! Faço isso por uma questão de segurança minha e do paciente.

Acredito ser importante agir assim, pois não conheço o histórico do paciente e preciso disso para prossegui o tratamento. Já houve casos, por exemplo, em que vi dentes com raízes encurtadas na radiografia e, quanto mais curta a raiz maior a chance do dente amolecer, assim precisei fazer o tratamento de uma maneira especial para que o paciente não corresse o risco de perder o dente.

12. Se não me incomoda o dente torto posso continuar assim?

Nenhum dentista pode OBRIGAR as pessoas a corrigirem seus dentes, no entanto, oriento meus pacientes sobre as consequências de uma não correção.

Uma posição errada dos dentes, ou uma mordida alterada, pode influenciar diretamente na sua estética, musculatura facial, mastigação e fonética. E, quanto mais tempo demorar para corrigir, maiores serão as alterações e mais difícil as correções. Assim sendo, entendo que quanto antes o tratamento é iniciado, mais tranquilamente ele vai correr.

---

Bom, por hoje é isso! Adoro falar sobre esse assunto e espero que tenha consigo esclarecer algumas questões! Até mais!




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário