terça-feira, 19 de agosto de 2014

ENDODONTIA ou CANAL, alguns esclarecimentos para você perder o medo!


 Muita gente se assusta quando digo que precisa ser feito um canal.... E os motivos para isso?! Dizem que dói, que tem que anestesiar, que o dente quebra, que não resolve, que demora....
 O canal deve ser feito quando a cárie está muito grande ou casos de trauma.

 Para saber se a dor que sente é de canal... Sente dor com gelado, quente, doce e demora pra passar?! O arzinho que entra na boca causa dor de dente?! O dente começa doer de repente?! Parece que tem um coração dentro do dente?!

 Alguns pacientes chegam ao consultório com o rosto inchado, isso acontece pelo fato do dente estar inflamado. Como o dente está fechado a inflamação "sai" por algum ponto... Nesses casos, é necessário que o paciente tome uma medicação prescrita pelo SEU dentista para poder realizar o tratamento de forma adequada.

 Como é feito o tratamento?! Primeiro anestesia, e depois abre uma cavidade para ter acesso aos nervos dos dentes.

 O nervo que fica na polpa é o responsável por causar as dores. Pode ser que o paciente não sinta dor mesmo sendo necessário tratamento de canal, e por quê?! Porque o nervo "morreu", mas não pode deixar o dente sem tratamento!

 Cada dente tem um número de nervos, por isso o valor do tratamento de canal pode variar! Sua vizinha pagou "x" porque o dente pode ter um nervo apenas e você pagar "3x" porque seu dente tem 3 nervos! 

 Hoje é possível realizar o tratamento de canal em sessão única, geralmente feito por especialistas!!!! Você paga um tempo um pouco maior no consultório, mas sai de lá com seu dente totalmente tratado.

 O dentista mexeu e como sei se foi feito o canal? Essa dúvida pode ser tirada através de um raio x.


 Um dente tratado canal terá essa imagem acima. Esse branco que aparece no meio do dente, é o material usado para obturar os canais. 
 Ele "veda" o dente para que não ocorra mais nenhuma contaminação no dente.

 LEMBRANDO QUE: um dente tratado canal não irá doer mais, mas deve ser ESCOVADO bem para evitar as cáries!

  Pra descontrair um pouco.....


 Será paixão ou canal?!

  

Vamos sempre sorrir, e se for sem dor é bem melhor né?!
Visite seu dentista regularmente... assim tudo fica mais simples.
Estão gostando?! Espero que sim hein....


Nenhum comentário:

Postar um comentário