terça-feira, 13 de maio de 2014

CLAREAMENTO DENTAL: Dicas e tipos de tratamento



Uma dúvida comum de muitos pacientes é sobre clareamento dental: quais os tipos de tratamento, como eles funcionam e a famosa: "e a fitinha clareadora, clareia mesmo?". Por isso, para inaugurar o blog, escolhi falar um pouco sobre esse assunto. Vamos lá? 

Esses são 3 tipos de clareamento que existem. 



1. CLAREAMENTO A LASER 



Feito no consultório, em média o paciente fica cerca de 1 hora em consulta. Pode ser feita uma aplicação ou mais, mas com intervalos de 15 dias entre elas para não causar sensibilidade. O paciente GERALMENTE nota uma diferença na primeira aplicação. 


2. CLAREAMENTO CASEIRO



O paciente passa por consulta para fazer a moldagem das arcadas superior e inferior, onde a partir daí são confeccionadas placas que serão usadas em casa. O paciente pode ficar em torno de 2 horas com elas ou se preferir pode dormir. Nesse caso existem várias concentrações de gel para clarear, mas NÃO pense que usando o mais forte todos os dias seus dentes ficaram claros mais rápido. Talvez não seja notada uma diferença nas primeiras aplicações, e sim nas primeiras semanas. 


3. FITAS CLAREADORAS, eu DESACONSELHO! 



As fitas até podem clarear seus dentes, mas você não terá a supervisão de um dentista e elas são iguais para todas as pessoas. Não é confeccionada de forma adequada para sua boca, o agente clareador irá atuar sobre seus dentes e também sobre as papilas (a gengiva que fica entre os dentes). Pode causar necrose da papila se usado por muito tempo. 


DICAS: 

- Qualquer que seja sua opção procure um profissional usando gel clareador de forma inadequada além de causar sensibilidade pode ocorrer necrose do tecido pulpar. Essa necrose acontece devido a agressão contínua que o dente sofre, sendo necessário fazer tratamento endodôntico (canal). 

- O clareamento a laser deve ter intervalos, pois a concentração do gel é maior. 

- O clareamento caseiro nem sempre pode ser usado diariamente, alguns pacientes sentem um pouco de sensibilidade. Nesses casos o melhor é dar alguns dias de intervalo. 


- Não adianta fazer o TRATAMENTO CLAREADOR e continuar fumando, tomando muito café ou outras bebidas coloridas, alimentos com cores fortes. 

- Para o tratamento ser melhor antes faça uma consulta, se necessário realize antes outros procedimentos. dentes com restaurações, próteses fixas (coroas), implantes não terão suas cores alteradas. 

- Vale lembrar que existe um LIMITE, não faça o clareamento achando que seu dente ficará BRANQUINHO como um dente de leite, por exemplo.



É isso pessoal! Espero que tenham gostado! 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário