terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ouço meu dentista falar sobre: ESMALTE, DENTINA, RAIZ.... E não faço ideia do que é!



 Hoje vou explicar um pouquinho sobre DENTE.... isso mesmo, aposto que você ouve a palavra e não associa o que é! Tem essa dúvida?! Então, vamos lá....

 Os ADULTOS tem na boca 32 dentes PERMANENTES, já contando com o dente do siso (aquele que aparece depois, chamado de dente do juízo!), e as CRIANÇAS tem 20 dentes de LEITE.

 O dente é "dividido" em 2 partes:
  • COROA: que é a parte do dente que fica visível, dependendo da função que o dente tem, seu formato muda (isso fica para um próximo post em breve!)
  • RAIZ: é a parte não visível, ela "segura" o dente no osso. Seu comprimento deve ser mais ou menos 3 vezes o da coroa. 
 COROA
 É formada por:
  • ESMALTE: que protege o dente, apresenta uma certa espessura, por isso muitas vezes quando seu dente quebra ou tem cárie você não chega a sentir dor.
  • DENTINA: quando ela fica exposta você começa a sentir dores com gelado, quente, doce (a dor costuma passar logo, assim que termina o estímulo que a causa).... Pode ficar exposta devido a cárie, trauma, desgaste, fratura
  • POLPA: é a parte mais profunda da coroa.... quando é atingida por algum motivo, você sente uma DOR INSUPORTÁVEL!!!! As vezes não precisa nem de estímulos, a dor é espontânea, e até mesmo o ar que entra pela boca já causa dor. Quando a polpa é atingida, é necessário fazer um tratamento ENDODÔNTICO.




Espero que estejam gostando do blog!!!
Até breve.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário